top of page

O que é posicionamento de marca?


O posicionamento de marca auxilia muito no direcionamento de ações para promover a comunicação de uma empresa. Sem ele, a marca pode "atirar" para todos os lados, pois não há uma definição concreta do seu diferencial, suas defesas e até mesmo o seu tipo de público. E em tempos onde cada vez mais temos diversos tipos de empresas, ter um posicionamento bem definido auxilia e muito na diferenciação e sucesso da sua marca e identidade visual.



ilustração com pontos azuis e um amarelo representando o posicionamento de marca
O posicionamento ajuda a destacar a marca no mercado.

Aqui no estúdio, definimos o posicionamento de uma marca a partir de uma metodologia desenvolvida por Simon Sinek, o Golden Circle (ou Círculo de Ouro). O autor desta estratégia é escritor e palestrante inglês, referência em liderança e empreendedorismo. O Golden Circle tem como objetivo definir o posicionamento através de três perguntas básicas: Por quê? Como? O quê?, nesta ordem, em três camadas circulares.



Esquema do Golden Circle por Simon Sinek.
Esquema do Golden Circle por Simon Sinek.

Estas perguntas auxiliam as empresas a entender seus negócios de dentro para fora, ajudando a compreender seu público, desenvolver sua cultura e personalidade, inspirar e se diferenciar no mercado, com uma visão ampla, integrada e relativamente simples. Empresas famosas, como a Apple, utilizam desse sistema para vender e se posicionar melhor. Ao ter um posicionamento definido, fica mais fácil atuar em pontos específicos e causar mais impacto nos clientes, não através de um produto ou serviço, mas sim do que aquilo pode proporcionar para as pessoas.



Logo da Apple.
A Apple inspira diversas pessoas com seu posicionamento.

Essa estratégia ajuda na identificação e memorização das marcas, gerando uma sensação de pertencimento e de desejo nas pessoas, promovendo um fluxo positivo de relacionamento e em consequência, mais vendas.


E como então definir um posicionamento mais assertivo com o Golden Circle? Basta responder a seguir:


Por quê?


Defina o por quê do seu negócio, qual o motivo e sentido, o que sua marca é capaz de fazer para as pessoas. Ao responder, pense além do produto ou serviço, mas sim no propósito da sua empresa.


Como?


Descreva de que forma você está realizando este propósito, destacando seus diferenciais, métodos ou processos.


O quê?


Defina o que será entregue para as pessoas para solucionar suas necessidades.



Ao alinhar e conectar as respostas destas três perguntas, você consegue definir um posicionamento de marca coerente e inspirador para a sua empresa. A depender da profundidade deste posicionamento, ele poderá ajudar a definir a estratégia de negócios, identidade visual, comunicação verbal e demais pontos de contato da sua marca.


O Golden Circle atualmente é utilizado em diversos processos estratégicos de negócios e me auxilia bastante no meu processo de desenvolvimento de uma marca. É bastante útil e didático, pois auxilia bastante na compreensão da proposta de uma empresa.


E se você deseja entender melhor sobre essa metodologia, recomendo que assistir ao TED Talk de Simon Sinek no Youtube. Dica de ouro! E se precisar de uma ajudinha na definição do posicionamento de marca da sua empresa, entre em contato com a gente! Será um prazer te atender!




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page