top of page

O que é Branding e Identidade Visual?

Atualizado: 4 de abr.


uma pessoa segurando um livro com diretrizes de marketing e branding


Muitas pessoas confundem Branding com Identidade Visual. E hoje em dia é extremamente importante entender a diferença desses projetos, pois cada um tem sua particularidade e complexidade.


E então, o que é Branding?


Existem diversas definições para o Branding, mas a que eu mais gosto de falar é: Uma estratégia para criar, alinhar e gerir a comunicação dos diferenciais essenciais de uma marca. 


E porque hoje em dia essa estratégia é importante?


O Branding vem de tempos imemoriais, quando o ser humano demarcava seus animais com símbolos de propriedade, por exemplo. Mas foi depois dos anos 70 que ele evoluiu, após o boom do marketing tradicional. Em tempos onde atendimento, qualidade e tecnologia não eram considerados mais diferenciais, foi necessário aprofundar nos atributos intangíveis para que os negócios pudessem se destacar. E com isso o Branding ganhou terreno.


Aqui no Brasil, essa estratégia chegou por volta dos anos 90, conquistando primeiramente as grandes empresas. E hoje em dia, com o mercado digital e público cada vez mais exigentes e conscientes, o Branding tem conquistado cada dia mais todo tamanho e tipo de empresa que busca alinhar e aprofundar na diferenciação da comunicação e gestão da sua marca.



uma pessoa segurando um celular com uma foto da marca da Nike
A Nike é uma das marcas exemplares no uso de branding.


Aqui no estúdio, utilizamos a metodologia dos 6 P’s, da Escola Brandster, para definir o branding para pequenos negócios. Esse conjunto de diretrizes, também conhecido como Plataforma de Marca, contém os seguintes pontos:


  • Posicionamento: É a imagem que a marca irá refletir para ocupar seu lugar no mercado.

  • Personalidade: É o jeito de ser da marca diante do público que ela impacta.

  • Promessa: Conhecida também como Missão, é o que a marca pretende entregar para o mundo.

  • Princípios: Ou Valores, é o que a marca pretende defender e acreditar.

  • Propósito: Conhecido também como Visão, é o que, como e onde a marca deseja alcançar.

  • Público: Definição das pessoas que são impactadas pela marca.


O Branding pode conter muito mais diretrizes, de acordo com a necessidade e amplitude do negócio, como por exemplo Identidade Verbal (voz e tom de voz da marca), Ações para Gestão, Jornadas de Usuário, Métricas e inclusive a Identidade Visual. 




E o que é Identidade Visual?


É toda a comunicação visual de uma empresa, que pode contemplar marca, cores, texturas, fontes, fotografia, papelaria e outros recursos associados ao que impacta visualmente as pessoas.


Um projeto de Identidade Visual é de fato a concretização de parte de um projeto de Branding e pode ser trabalhado de forma independente. Mas hoje em dia, cada vez mais se faz necessário agregar nestes projetos técnicas de Branding para uma proposta mais assertiva e impactante. 



luminoso com uma arte da marca Pura SEO
Na Pura SEO, trabalhamos estratégias de branding na identidade visual.


Aqui no estúdio, trabalhamos nos projetos de Identidade Visual toda a comunicação visual necessária, alinhada com os diferenciais essenciais de uma empresa, assim como posicionamento e personalidade. Dessa forma, entregamos um projeto mais consciente e com bases mais sólidas para que a marca possa ter mais sucesso e visibilidade no mercado.


Recentemente, finalizamos um projeto de Identidade Visual para a Pura SEO, redesenhando toda a marca e definindo posicionamento, personalidade e diferenciais, além de padronizar visualmente os pontos de contato da marca. O resultado foi incrível e a empresa cada vez mais tem colhido bons resultados (conheça o projeto clicando aqui).





Bom, acredito que com essas definições você possa ter compreendido melhor a diferença entre esses dois projetos. Ambos se complementam e quando são trabalhados de forma conjunta, facilita muito a comunicação de uma marca. Espero que tenha gostado e vejo você no próximo post. Até breve!


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page